Creio que os alunos disléxicos também podem aprender outras línguas. Aprendem quando o método pelo qual a língua é apresentada é apropriado à forma como eles melhor aprendem.
Disléxicos aprendem melhor quando se movimentam, falam sobre si, desenham, criam, participam com o que melhor fazem. Cada disléxico tem suas características, sua história e suas habilidades, que representam desafios pedagógicos para o educador.
O Educador de Crianças Disléxicas
O educador que trabalha afetivamente com um aluno disléxico consegue atuar melhor quando discute com o aluno formas de planejar, registrar e avaliar o estudo, tanto em seu conteúdo quanto em sua forma.
Esse diálogo e a construção dessa parceria são fundamentais para que possamos ter um clima de transparência e confiança entre aluno e educador. Esse clima fortalece o processo de aprendizagem nos momentos de devolutiva e discussão sobre como ambos se sentem e como o progresso é sentido.
Trabalhar a autoestima do aluno mostrando que ele também é capaz, de outra forma e em outro ritmo, é uma área que deve ser planejada, refletida e sistematizada para que o aluno consiga ter uma nova autoimagem e dar-se uma chance de aprender de forma desligada de experiências anteriores com um ensino inapropriado a suas necessidades.
A Família das Crianças Disléxicas
Um trabalho junto à família para que esta valorize o processo, os esforços e reconheça cada pequeno passo dado é também fundamental.
Esse educador deve ser um pesquisador curioso que estude a dislexia e registre o processo pelo qual passa com esse novo aluno, para que possa também organizar seus pensamentos e agir de forma consciente e reflexiva. Uma ação espontaneísta priva o aluno disléxico de progredir.
Abaixo coloco algumas formas que tenho utilizado e que tiveram bons resultados com alunos disléxicos:
- Utilize movimento entre atividades curtas.
- Faça projetos de interesse do aluno.
- Mostre seus objetos pessoais, suas fotos, fale de você.
- Desenvolva projetos de artes que tenham produtos.
- Valorize e incorpore atividades nas quais o aluno tem sucesso.
- Tenha momentos de relaxamento e descontração no início e no fim das aulas.
- Faça revisões frequentes, de formas diferentes.
- Trabalhe o conteúdo de diversas formas.
- Utilize diferentes cores e associe figuras a palavras.
- Use músicas e ritmos.
- Escreva com giz grande e use massinha.
- Use o computador e jogos para fixação.
O disléxico aprende e trabalhar com ele é um desafio. Converse com outros profissionais que também atendem disléxicos para a troca de experiências. Se desejar mais informações procure a ABD – Associação Brasileira de Dislexia