Valorizamos o diálogo com e entre as crianças. Nestas conversas – com o apoio de nossos educadores – as crianças falam sobre si e vivem a língua de uma forma significativa, e segura aprendendo a utilizar o inglês para expressarem o que realmente desejam. A aprendizagem afetiva acontece quando as crianças são respeitadas e podem utilizar a língua em situações reais e relevantes.
As crianças vivem a construção do conhecimento, a criatividade, a espontaneidade e a cooperação por meio de atividades lúdicas como brincadeiras, histórias, fantoches, artes, jogos, teatro, músicas, e projetos que envolvem as 4 habilidades (compreensão oral, produção oral, leitura e escrita).
Além do nosso conteúdo planejado, as crianças também aprendem por meio dos conteúdos que emergem quando os alunos trazem seus interesses, contam sobre suas experiências e compartilham as suas histórias. Nestes momentos, os educadores buscam construir ambientes ricos em linguagem significativa para que os alunos expressem suas ideias, opiniões, e sentimentos em inglês.
Conversamos também com as crianças sobre seus processos de aprendizagem e damos espaço para escolhas e reflexões sobre como gostariam de aprender. Nestas conversas pedagógico-afetivas abordamos responsabilidades, motivações, expectativas, e desenvolvimento com as crianças, respeitando a individualidade delas como aprendizes e criando um senso de protagonismo no próprio processo.
Tanto nos grupos na escola como nas aulas online (individuais ou em grupo), os alunos participam da criação de combinados, que são frequentemente retomados nas atividades e nas devolutivas dadas pelos educadores ao longo do semestre. Nestes momentos os alunos se percebem enquanto alunos e desenvolvem maior consciência sobre o modo como suas ações podem influenciar o grupo e o próprio processo de aprendizagem do inglês.
Temos muito orgulho da nossa proposta pedagógica, pois ela é uma construção coletiva, ancorada em diferentes referenciais teóricos e ressignificada diariamente em nossa prática, seja na formação dos educadores, no contato com as famílias ou na troca com os alunos. Hoje a Juan Uribe Inglês Afetivo é reconhecida internacionalmente como uma escola referência no ensino afetivo de inglês para crianças, o que honra a todos nós que participamos desta construção!