Fantoches, pop-up books, furry balls e brinquedos de pelúcia – estes são alguns dos materiais explorados por alunos de 2 e 3 anos que estimulam, além da aquisição do inglês, o desenvolvimento motor, tendo em vista que nesse período as crianças estão em processo de sensibilização para leitura e escrita. Seja interagindo com um fantoche ou compartilhando brinquedos com os colegas, as crianças de 2 e 3 anos são incentivadas a expressar seus interesses, emoções e sentimentos, aproximando o contexto comunicativo vivenciado em sala com a realidade na qual a criança está inserida.
Além do ambiente divertido, em todas as atividades os educadores estão atentos para acolher as ideias das crianças, criando um espaço no qual ela se sinta confortável para falar sobre si. Segundo a educadora Érika, “nessa faixa etária, principalmente, o educador deve fazer uma leitura da necessidade do momento para flexibilizar o conteúdo conforme a demanda, garantindo assim o interesse das crianças”. Ou seja, nem sempre a aula sai exatamente como planejada, mas isso é um sinal de que o educador está dando chances para a criança explorar o conteúdo seguindo sua curiosidade.
Os alunos também contam com planejamento semestral de aulas pautado em seu momento de aquisição e interesses. Os conteúdos mais relevantes são aqueles que elas tem contato ou necessidade de verbalizar e vivenciar em seu cotidiano, assim – para as crianças de 2 e 3 anos – este planejamento apresenta conteúdos como os de interações, família, cores e números. Érika ainda ressalta que “a aquisição de um novo idioma é muito parecida com a aquisição da língua materna. Primeiro há o momento de entendimento, onde a criança vai absorver o que vê sobre o idioma a sua volta, para depois, gradativamente começar a verbalização do que foi assimilado”.
Na Juan Uribe Ensino Afetivo, é esse clima acolhedor e o respeito pelos interesses e curiosidades genuínas das crianças que garantem uma aprendizagem significativa da língua inglesa.