Uma contação de história no chão da sala de aula, seguida por uma atividade de arte com muitas tintas e pincéis, e finalizada com um jogo de tabuleiro no pátio. Essa é a estrutura de uma aula da Juan Uribe Ensino Afetivo, seja no formato individual em casa ou em grupos, de no máximo seis alunos, na escola.
Por ser personalizada, cada aula é única. O educador tem autonomia para planejar as atividades do dia, que levam em consideração o que interessa ao aluno e a individualidade de cada criança. Há momentos de diálogo sobre como gostariam de aprender inglês: é um espaço para conversar abertamente sobre responsabilidades, motivações, sentimentos e expectativas.
Na hora de escolher os recursos pedagógicos, os educadores têm o cuidado de equilibrar atividades com diferentes graus de exigência de concentração. Assim, o aluno se sente motivado e atraído do início ao fim da aula. Outro aspecto que o educador leva em conta é a harmonia das quatro habilidades: compreensão oral, produção oral, leitura e escrita.
Esse planejamento atento do educador pode ser visto em sala de aula na forma dos cards. Cada card recebe o nome de um recurso pedagógico: Storytelling, Art, Writing, Theater, Music, Puppet, Cooking, Reading, entre outros.
Mas qual é a importância deles na sala de aula? Para o aluno, a utilização dos cards pode ajudar a desenvolver as noções de responsabilidade e de tempo e espaço, além de diminuir a ansiedade sobre o que terá naquele dia. Para o educador, os cards contribuem para uma constante avaliação do que é proposto ao longo da aula. Por meio deles, o educador avalia se há mais ou menos tempo para a execução das tarefas ou se será preciso reorganizar as atividades.
Alguns cards marcam momentos específicos na rotina de aula. São eles: Relaxing, Warm-up, Wrap-up e Circle Time. Com o Relaxing, o educador procura trazer o aluno para o ritmo da aula. “Se o aluno está sonolento nós propomos uma atividade rápida para ‘despertá-lo’; se ele está agitado, propomos uma para ‘acalmá-lo’”, explica a coordenadora Lila Bueno. Enquanto o Warm-up retoma a linguagem apresentada ou apresenta uma nova linguagem, o Wrap-up revê a linguagem trabalhada em aula.
“Estes três cards são utilizados em aulas individuais. Para as aulas em grupo temos o Circle Time, que engloba estas funções e é considerado também um espaço de construção vincular do grupo. Neste momento, os alunos trazem a si mesmos e o educador faz a ponte com o conteúdo da aula”, finaliza Lila.