Os conceitos da permacultura abriram as duas semanas de formação continuada deste semestre. O módulo foi ministrado pela educadora Carol Furlan, que compartilhou com os colegas a sua experiência e a conexão que enxerga entre a permacultura e os ideais e valores que a escola promove.
Mas, afinal, o que é permacultura? A educadora começou o módulo contando sobre sua experiência na área e explicando o surgimento desse movimento, que tem como foco a construção de ambientes humanos sustentáveis e em harmonia com a natureza. “Discutimos como isso tem relação não só com uma questão que pode parecer ecológica, mas que é também social e educacional”, comenta Carol.
Os princípios que regem o movimento, e que formam a flor da permacultura, entraram na discussão. Os educadores observaram as oito grandes pétalas, que tocam em aspectos econômicos, educacionais e de saúde, por exemplo, e relacionaram os subitens com práticas da Juan Uribe Ensino Afetivo. A educadora exemplifica: “Vivenciamos uma economia baseada na troca durante o Flea Market, nossa feira de troca de brinquedos”.
A educadora orientou os colegas a respeito dos padrões de desenho que a permacultura se inspira da natureza, sem deixar de incentivá-los no exercício livre de distribuição das ervas e hortaliças. Quais ervas poderiam entrar ali? Qual relação elas teriam com o cotidiano da escola e dos alunos? “Vi muita gente feliz. Alguns com dúvidas do que colocavam primeiro, mas muito envolvidos, querendo pegar na terra, querendo opinar”.