Como são as aulas na Juan Uribe Ensino Afetivo?

Como são as aulas na Juan Uribe Ensino Afetivo?

Uma contação de história no chão da sala de aula, seguida por uma atividade de arte com muitas tintas e pincéis, e finalizada com um jogo de tabuleiro no pátio. Essa é a estrutura de uma aula da Juan Uribe Ensino Afetivo, seja no formato individual em casa ou em grupos, de no máximo seis alunos, na escola.

Por ser personalizada, cada aula é única. O educador tem autonomia para planejar as atividades do dia, que levam em consideração o que interessa ao aluno e a individualidade de cada criança. Há momentos de diálogo sobre como gostariam de aprender inglês: é um espaço para conversar abertamente sobre responsabilidades, motivações, sentimentos e expectativas.

Na hora de escolher os recursos pedagógicos, os educadores têm o cuidado de equilibrar atividades com diferentes graus de exigência de concentração. Assim, o aluno se sente motivado e atraído do início ao fim da aula. Outro aspecto que o educador leva em conta é a harmonia das quatro habilidades: compreensão oral, produção oral, leitura e escrita.

Esse planejamento atento do educador pode ser visto em sala de aula na forma dos cards. Cada card recebe o nome de um recurso pedagógico: Storytelling, Art, Writing, Theater, Music, Puppet, Cooking, Reading, entre outros.

Mas qual é a importância deles na sala de aula? Para o aluno, a utilização dos cards pode ajudar a desenvolver as noções de responsabilidade e de tempo e espaço, além de diminuir a ansiedade sobre o que terá naquele dia. Para o educador, os cards contribuem para uma constante avaliação do que é proposto ao longo da aula. Por meio deles, o educador avalia se há mais ou menos tempo para a execução das tarefas ou se será preciso reorganizar as atividades.

Alguns cards marcam momentos específicos na rotina de aula. São eles: Relaxing, Warm-up, Wrap-up e Circle Time. Com o Relaxing, o educador procura trazer o aluno para o ritmo da aula. “Se o aluno está sonolento nós propomos uma atividade rápida para ‘despertá-lo’; se ele está agitado, propomos uma para ‘acalmá-lo’”, explica a coordenadora Lila Bueno. Enquanto o Warm-up retoma a linguagem apresentada ou apresenta uma nova linguagem, o Wrap-up revê a linguagem trabalhada em aula.

“Estes três cards são utilizados em aulas individuais. Para as aulas em grupo temos o Circle Time, que engloba estas funções e é considerado também um espaço de construção vincular do grupo. Neste momento, os alunos trazem a si mesmos e o educador faz a ponte com o conteúdo da aula”, finaliza Lila.