Relações humanas na educação

Relações humanas na educação

O afeto e o vínculo são a essência da metodologia da Juan Uribe Ensino Afetivo. A fim de aflorar esses valores no corpo de toda equipe e de construir relações mais humanas, a JUEA realiza um encontro semestral – conhecido internamente como Formação Genérica – em que o foco são as pessoas e a troca entre elas. Por isso, valorizamos experiências que colaborem com a apropriação de espaços e da história da cidade, despertem o interesse por novos assuntos, estimulem a integração entre os funcionários e promovam vivências diferentes das presentes em nosso dia a dia.

Para promover essa interação, já foram feitos passeios externos em museus, teatros e atividades na própria escola, envolvendo a exibição de um filme. Na última dinâmica, a equipe assistiu ao longa “Nise: O Coração da Loucura”, e cada um teve espaço para falar sua opinião sobre a obra e contar como o filme o tocou.

A educadora Aline Vianna, que há 7 anos dá aula na JUEA e já participou de vários encontros, relembra uma das dinâmicas que mais a marcou. “Teve uma vez que fomos ao Museu da Imigração e conversamos intensamente sobre questões que aquele lugar suscitou em nós. Isso fez o coletivo crescer muito, tanto é que, desde então, estamos decidindo juntos a atividade de cada encontro”, afirmou.