• Redes Sociais

Um passeio por São Paulo no XVIII Learning and Sharing

15259384_1109206109128455_6529426144553212452_o

Quem entrou na Juan Uribe Ensino Afetivo na manhã do último sábado de novembro foi convidado a fazer um passeio pela cidade de São Paulo sem sair da escola.

Alunos e familiares embarcaram no XVIII Learning and Sharing com passaporte em mãos, prontos para conhecerem os projetos desenvolvidos durante o semestre. Logo na entrada eles receberam o documento com seis espaços em branco, para serem carimbados em cada uma das salas de aula, batizadas com nomes de pontos turísticos da cidade: Parque Ibirapuera, Museu de Arte de São Paulo (MASP), Biblioteca Mário de Andrade, Cine Belas Artes, Aeroporto de Congonhas e Avenida Paulista.


Os projetos foram agrupados nas salas de acordo com o tipo de conexão que estabelecem entre si. A sala Biblioteca Mário de Andrade abrigou, por exemplo, os trabalhos relacionados à literatura e fantasia, como livros e textos. Já os projetos que poderiam estar em um museu, como as atividades de arte, pintura e ciências, foram expostos na sala MASP.

Os vídeos ficaram na sala Cine Belas Artes, projetos sobre migração e cultura se concentraram na sala Aeroporto de Congonhas, propostas de cidades foram apresentadas na sala Avenida Paulista, e atividades ao ar livre ou relacionadas à natureza ficaram na sala Ibirapuera.

Assim, os convidados circularam pela escola com curiosidade para conferir os projetos finalizados, mas, também, em busca dos carimbos personalizados. Com a figura dos mascotes Buddy, Francis, Freddy, Larry, Max e Smokey, os carimbos preenchiam os passaportes de quem visitava as salas.

Em cada canto da escola era possível ver os familiares interagindo com projetos além daqueles feitos pelos filhos. “Os pais estavam encantados e os alunos super envolvidos e apropriados de todo o processo”, conta Sosô Uribe, diretora-geral.

Diferente das outras edições do Learning and Sharing, que contavam com projetos sobre um tema pré-determinado reunidos por grupos da mesma sala, a 18º edição contou com uma curadoria que olhou para cada projeto individualmente em busca de um conceito unificador: a pluralidade da cidade de São Paulo. Saiba mais sobre esse processo: http://juanuribe.com.br/learning-sharing-tera-curadoria-de-projetos/

Tags: , , , , ,

Comments are closed.