Como contar histórias infantis

Como contar histórias infantis

Contar histórias infantis é uma arte e infelizmente não existe uma definição objetiva de certo e errado nesse mundo da fantasia. Nesse mundo dos contadores de história, a experiência é fundamental, e com ela são aprendidos alguns truques que podem facilitar a arte de contar uma fábula!

Melhor Truque para contar histórias infantis

Acredito que o melhor truque para contar histórias infantis seja a técnica conhecida como Gancho.

Antes mesmo de mencionar que você vai contar uma história, você pode fazer uma pergunta interessante a respeito dos aspectos principais do enredo da história. Vamos dizer que, por exemplo, você tem o livro do Curious George, que é um macaquinho bem travesso. Você poderia iniciar com uma das perguntas:

  • Alguma vez você já esteve em apuros?”
  • Você conhece alguém que foi enganado?

Ou talvez, melhor ainda, você pode começar compartilhando a sua experiência respondendo a própria pergunta, em vez de fazê-la. Em nossa vivência com as crianças, elas sempre contam algo que aconteceu com elas após contarmos o que aconteceu com a gente.

Dessa forma ativamos a mente das crianças em torno do enredo da história e elas vão estar muito mais interessadas quando a história for, “por coincidência”, sobre o tema a respeito do qual vocês estavam conversando!

Note que a pergunta do gancho deve ser uma faísca para conversas realmente interessantes. Perguntar se a criança é curiosa ou se ela já viu um macaco, além de induzirem ao sim ou não, não trazem o tipo de envolvimento real desejado.

Regra de Ouro

Lembre sempre da regra de ouro: não faça perguntas para as quais você já sabe a resposta.

Enquanto você estiver contando a história, você pode fazer as ligações com a vida das crianças, como:

  • “Como o Pedro, o George também gosta de fazer bagunça com água”.
  • “Diferente da amiga da Maria, o George não percebeu que estava sendo enganado”.

O bacana é que em muitas histórias os personagens fazem as mesmas coisas que os alunos! Essas inclusões fazem com que todos nos relacionemos de forma mais íntima com as histórias.

Mesmo se você não conseguir fazer a relação com as histórias contadas pelas crianças, você terá pedras preciosas para fazer ligações de histórias com a vida dos alunos no futuro. Eles se sentem supervalorizados quando a gente lembra.

Invista bons cinco minutos no gancho, já que a intimidade e a cumplicidade de uma boa história podem começar bem antes do começo.

Fotos de Sosô e Juan Uribe contando Histórias

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