Inglês para Crianças Disléxicas

Inglês para Crianças Disléxicas

Creio que os alunos disléxicos também podem aprender outras línguas. Aprendem quando o método pelo qual a língua é apresentada é apropriado à forma como eles melhor aprendem.

Disléxicos aprendem melhor quando se movimentam, falam sobre si, desenham, criam, participam com o que melhor fazem. Cada disléxico tem suas características, sua história e suas habilidades, que representam desafios pedagógicos para o educador.

O Educador de Crianças Disléxicas

O educador que trabalha afetivamente com um aluno disléxico consegue atuar melhor quando discute com o aluno formas de planejar, registrar e avaliar o estudo, tanto em seu conteúdo quanto em sua forma.

Esse diálogo e a construção dessa parceria são fundamentais para que possamos ter um clima de transparência e confiança entre aluno e educador. Esse clima fortalece o processo de aprendizagem  nos momentos de devolutiva e discussão sobre como ambos se sentem e como o progresso é sentido.

Trabalhar a autoestima do aluno mostrando que ele também é capaz, de outra forma e em outro ritmo, é uma área que deve ser planejada, refletida e sistematizada para que o aluno consiga ter uma nova autoimagem e dar-se uma chance de aprender de forma desligada de experiências anteriores com um ensino inapropriado a suas necessidades.

A Família das Crianças Disléxicas

Um trabalho junto à família para que esta valorize o processo, os esforços e reconheça cada pequeno passo dado é também fundamental.

Esse educador deve ser um pesquisador curioso que estude a dislexia e registre o processo pelo qual passa com esse novo aluno, para que possa também organizar seus pensamentos e agir de forma consciente e reflexiva. Uma ação espontaneísta priva o aluno disléxico de progredir.

Abaixo coloco algumas formas que tenho utilizado e que tiveram bons resultados com alunos disléxicos:

  • Utilize movimento entre atividades curtas.
  • Faça projetos de interesse do aluno.
  • Mostre seus objetos pessoais, suas fotos, fale de você.
  • Desenvolva projetos de artes que tenham produtos.
  • Valorize e incorpore atividades nas quais o aluno tem sucesso.
  • Tenha momentos de relaxamento e descontração no início e no fim das aulas.
  • Faça revisões frequentes, de formas diferentes.
  • Trabalhe o conteúdo de diversas formas.
  • Utilize diferentes cores e associe figuras a palavras.
  • Use músicas e ritmos.
  • Escreva com giz grande e use massinha.
  • Use o computador e jogos para fixação.

O disléxico aprende e trabalhar com ele é um desafio. Converse com outros profissionais  que também atendem disléxicos para a troca de experiências. Se desejar mais informações procure a ABD – Associação Brasileira de Dislexia

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