A importância das emoções na aquisição do inglês

A importância das emoções na aquisição do inglês

Hey, kids how are you feeling today?

É assim que as aulas começam aqui na JUEA: com cada criança ou adolescente tendo espaço para falar sobre como está se sentindo. E muitas são as formas deles externarem suas emoções: falando, desenhando carinhas na lousa, construindo imagens com “rods” ou ainda de maneira mais sutil, escolhendo fotos de animais com caretas engraçadas que se pareçam com o que eles sentem.

Com esse delicado ato de escuta, os educadores querem mostrar que as emoções de seus alunos são valiosas, têm espaço e serão acolhidas em sala, até porque são determinantes para a maneira com que os alunos vão encarar o conteúdo e o aprendizado no decorrer da aula.

A educadora Camila explica que “essa espécie de ritual é importantes para eles organizarem as emoções no próprio mente, no próprio corpo, para compartilharem com os amigos e ao mesmo tempo se sentirem em um contexto de pertencimento grupal. E mais, é por meio dessa oportunidade que eles são capaz de ressignificar emoções que eventualmente podem estar gerando angustias.”

 Nas suas aulas, a educadora comenta que seus alunos mais novos costumam fazer carinhas na lousa para demonstrar as emoções sentidas na entrada e saída da aula. Por meio dos desenhos, as crianças conseguem expressar mais facilmente questões abstratas. No caso de alunos mais velhos, com cerca de 11 anos, a educadora já leva materiais que despertem emoções e possibilitem conversas sobre o tema, como a música.

Em uma atividade musical, a educadora Camila utilizou um aplicativo que possibilita escutar as canções que eram ouvidas nos diversos países ao redor do mundo desde a década de 20 até hoje. Na atividade, ela conseguiu propor uma diversidade de trilhas para os alunos ouvirem. O objetivo era que os alunos percebessem o ritmo, o timbre e a harmonia da música, mas que, principalmente, sentissem o que aquela música causou neles e como seus corpos reagiram às diferentes sonoridades e batidas.

Esses diversos momentos delicados de escuta e troca sobre seus sentimentos são essenciais para os alunos organizarem as emoções dentro de si e também trabalharem a empatia, além de poderem perceber a relevância que os sentimentos têm para seu aprendizado ou qualquer ação de suas vidas.