Cooking class: aprender inglês cozinhando

Cooking class: aprender inglês cozinhando

Ingredientes em mãos e vocabulário na ponta da língua: é hora da cooking class! Durante as aulas de culinária da Juan Uribe Ensino Afetivo, educadores e alunos dividem panelas e receitas enquanto dialogam em inglês.

Mas, antes de colocarem a mão na massa, os alunos conversam sobre suas comidas favoritas, trocam experiências, contam sobre facilidades e dificuldades na cozinha e decidem juntos a receita que gostariam de preparar.

“Até a data da cooking class, o educador traz atividades que sensibilizem o aluno para esta vivência, envolvendo o nome dos ingredientes, utensílios de cozinha e passo a passo da receita, para que alunos entrem em contato com a linguagem específica da aula”, explica o educador Thiago Martins de Magalhães.

Na cozinha, as tarefas são divididas e todos participam do preparo depois de repassarem os combinados para que a aula aconteça com segurança e seja relevante. As receitas são as mais variadas: de fruit salad e sandwiches até brownie, guacamole, pizza e milkshake. No caso das aulas em grupo, cada aluno fica encarregado de trazer um ingrediente.

Receita pronta, hora de provar. Mas, no final, a arrumação da cozinha também faz parte da atividade, que é finalizada com uma discussão: “As expectativas foram alcançadas? O que poderia ter sido feito de maneira diferente?”.

Thiago define a cooking class como “um dos recursos pedagógicos que reflete a preocupação com a relevância e o uso de situações reais de comunicação”, que se reflete ao longo das três etapas: preparação, execução e avaliação da vivência.